Inchaço Abdominal
- tenisesaltoalto
- 18 de dez. de 2014
- 5 min de leitura
Eu gosto de assuntos de utilidade pública!
É bom usar o Blog para levar assuntos diversos, de cultura e saúde.
E como nós procuramos atender aos pedidos dos nossos seguidores, o post de hoje é um desses momentos!
E quem NUNCA teve dores na região abdominal ou teve aquele horripilante sensação de inchaço???

O inchaço abdominal é algo comum entre as mulheres e, em alguns casos, pode aumentar a circunferência da cintura a ponto de transformar a silhueta. O problema atinge uma entre cinco mulheres, que podem passar alguns dias com o incômodo.
*O que é Abdômen inchado?
Abdômen inchado, também chamado de distensão abdominal, é quando a área da barriga fica maior do que o normal. A pessoa sente que sua região abdominal está desconfortavelmente cheia.
O inchaço na região do abdômen é um problema comum e afeta de 10 a 30% dos adultos. Além disso, o inchaço abdominal pode interferir na capacidade de uma pessoa trabalhar e participar de suas atividades sociais.
10 CAUSAS DE BARRIGA INCHADA
1. Excesso de gases e sensação de barriga inchada.
Muitos desses pacientes apresentam a sensação de inchaço após a ingestão de determinados tipos de alimentos. Os mais comuns são os oligossacarídeos, um tipo de carboidrato que é mais difícil de ser digerido. Associado ao mal estar, o paciente passa realmente a eliminar mais gases, seja em forma de eructações (arrotos) ou flatos (pum). Exemplos de alimentos que podem levar ao aumento dos gases são:
– Feijão.– Ovos. Leite. – Batata. – Milho. – Farelo de trigo. – Cereais. – Brócolis. – Aspargos. - Alho. – Repolho. – Bebidas gaseificadas.– Couve-flor.
Algumas pessoas têm algum grau de intolerância a açúcares contidos em certos alimentos. Dois exemplos comuns são:
1- Frutose, contida nas frutas secas, mel, cebola e alcachofras. 2- Sorbitol, um substituto do açúcar contido em alguns doces e gomas de mascar ditos sem açúcar.
O consumo destes alimentos pode gerar aumento dos gases e sensação de barriga inchada em algumas pessoas.
.
2. Síndrome do intestino irritável
3. Constipação intestinal- chamada popularmente de prisão de ventre.
4. Doença celíaca- origem imunológica. Reação inflamatória no intestino delgado quando exposto a alimentos que contenham glúten.
5. Gordura abdominal- Muitas vezes, o motivo para aquela calça já não fechar na região do abdômen pode não ser propriamente uma barriga inchada, mas sim, deposição de gordura localizada na região abdominal.
6. Gravidez- Pode parecer tolo falar em gravidez, mas a verdade é que muitas mulheres chegam a fases avançadas da gestação sem saber que estão grávidas. A gravidez provoca um aumento do volume abdominal com barriga dura, o que é diferente da maioria das outras causas de barriga inchada.
7. Ascite- popular barriga d’água, é o nome que se dá ao acumulo de líquido dentro da cavidade abdominal.
8. Intolerância à lactose.- A intolerância à lactose ocorre quando o seu corpo tem dificuldade em digerir a lactose, o açúcar encontrado na maioria dos produtos à base de leite. Os sintomas incluem diarreia, cólicas e flatulência depois de consumir leite ou outros produtos lácteos.
8. Aumento de órgãos intra-abdominais ou pélvicos
Órgãos dentro da cavidade abdominal ou pélvica que crescem demais também podem provocar aumento do volume abdominal. Alguns exemplos: – Fígado aumentado em pacientes com esquistossomose – Miomas volumosos .– Rins policísticos– Tumores do ovário.– Tumores de órgãos da cavidade abdominal. – Obstrução da bexiga por uma próstata de tamanho aumentado
9. Parasitoses- Cólicas, excessos de gases e diarreia podem ser sintomas de parasitoses. As mais comuns são a giardíase e estrongiloidíase.
10. Menstruação- Durante o período pré-menstrual, as mulheres podem notar sintomas de barriga inchada, com queixas de aumento dos gases, sensação de peso na barriga e cansaço. Estes sintomas são ainda mais intensos nas mulheres que sofrem de TPM (tensão pré-menstrual).
BOOOOOOOOOOOOOOOOOOM, agora que você tem uma noção, vamos ANALISAR 8 dicas para acabar ou amenizar esse incomodo!

LEMBRANDO QUE: nos casos em que você indentificou algo mais sério,
PROCURE AJUDA MÉDICA!
Isso só é possível se aliarmos reeducação alimentar e exercícios físicos. Abaixo uma lista lista oito dicas que combatem esse tipo de desconforto:
01 - Mastigue bem os alimentos
Essa medida é a mais importante para evitar a dilatação do estômago, e consequentemente, o inchaço da barriga. Ao mastigar devagar, o cérebro registra com maior rapidez a sensação de saciedade e você acaba comendo menos.
02 — Saladas são necessárias nas principais refeições
As principais refeições devem sempre contemplar porções generosas de salada crua, sem molhos gordurosos e ingredientes muito calóricos. Além disso, é fundamental ingerir uma porção de carboidrato leve e uma de proteína.
— Essa combinação de substâncias é bem digerida pelo organismo e também ajuda a evitar o inchaço do estômago — explica.
03 — Bebidas
Beba dois litros de líquidos durante o dia é fundamental para evitar o inchaço. Segundo Cristiane, a dica já é muito conhecida, mas pouco seguida, embora seja uma das mais eficazes para regular o organismo. A especialista afirma que o indicado é dar preferência à água e aos chás.
04 — Fracione a dieta
O ideal é que você não fique muito tempo sem comer. Procure fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até seis vezes ao dia.
05 — Fuja de alimentos que causam gases
Evite o excesso de refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, carne vermelha e salgadinhos. Além disso, embutidos como linguiça, presunto, salame e salsicha também podem ser causadores desse tipo de desconforto.
06 — Invista nas fibras e nos alimentos naturalmente diuréticos
Alimentos ricos em fibras regulam o intestino, o que é fundamental para desinchar a barriga. Arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio.
Alimentos diuréticos também ajudam. Eles diminuem a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço. Invista em chás, suco de limão, erva doce, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, berinjela, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino e hortelã.
07 — Postura
A postura pode ser um fator importante na hora de perceber e colocar melhor o seu corpo.
— Há pacientes que só precisam fazer os alongamentos certos para perder barriga. Manter a coluna ereta , por mais básico que seja, pode ser uma dica eficaz para acabar com aquela barriguinha saliente — aconselha.
08 — Mexa-se
Faça exercícios. Caminhe, corra ou nade por pelo menos 40 minutos, todos os dias.
— É essencial fazer um exercício aeróbico para o organismo funcionar bem e a barriguinha desinchar — afirma.
Pra finalizar uma orientação sobre como fazer massagem em casa para auxiliar no processo de desinchar!!!
Espero que tenham gostado!!!
bjos
Anne Nicole
;*

Comentários