O Corpo Perfeito e a Campanha da Victoria Secret's
- tenisesaltoalto
- 31 de out. de 2014
- 5 min de leitura
"É impossível mudar a cultura da beleza da noite para o dia.
Mas, por enquanto, espera-se que as mulheres contem consigo mesmas em vez de serem vítimas de si mesmas." Robin Rice
É com essa frase que começo essa matéria hoje!
Isso porque ontem o que rolou em alguns sites ligados à moda foi a tal propaganda da nova linha de sutiãs da Victoria Secret’s batizada de ‘BODY’ e numa brincadeira com o termo, o slogan que segue é: “The Perfect Body” (O Corpo Perfeito).
Nem preciso mencionar que foi o maior pau (desculpa o termo) em cima da campanha né?
Até um movimento para que a grife retirasse/mudasse o texto foi feito e já conta com várias assinaturas.
A tal Campanha é a seguinte:

“Quem deu o direito da Victoria Secret’s definir qual é o corpo perfeito?”, disse uma estudante que juntamente com suas colegas postaram uma foto das três em frente a propaganda. Desde que foi lançada, gerou um certo burburinho no mundo todo, em especial EUA e Londres, onde não só a marca ‘bomba’ mas Londres será a sede do ‘em breve’ Show da Victoria Secret’s.
Quando vi a foto da Campanha, duas coisas me vieram logo de cara: 1- Isso é bem a cara da grife e 2- a campanha da marca brasileira Nivea, Real Beleza.

Meu ponto de vista é o seguinte:
Falando apenas do trabalho com as LETRAS e FRASES, o trocadilho com slogan ficou muito bom!
Agora acrescentem as modelos e a conversa muda pra muita gente. Realmente, é uma imagem meio longe dos padrões da maioria esmagadora do mundo, porém, vale mesmo bater desse jeito?
Afinal, essas mesmas garotas e tantas outras garotas e mulheres, tem suas atrizes, cantoras, famosas favoritas que também se cuidam, que detém um corpo bem diferente da maioria e ainda assim essas pessoas vão à seus shows, assistem suas novelas, filmes as idolatram e seja lá o que for, sem as metralhar ou bater de frente como resolveram fazer com a Victoria Secret’s.
É fato que bombardear a juventude com imagens distantes da realidade é prejudicial, pois impõe um padrão praticamente inatingível e são pouquíssimas pessoas que podem contar com uma genética nesses quesitos.
Por outro lado, temos uma juventude bombardeada com coisas tão mais perigosas para suas personalidades e não há um grande alarde ou manifestações porque?

"Eu não sou anoréxica. Eu não estou doente. Eu não tenho sorte. Eu sou magra. É um tipo de corpo"
Um padrão magérrimo acarreta distúrbios, é verdade, mas quem mais se sente ameaçado são pessoas que vivem bombardeados por fast- food e sedentarismo, pessoas que nem de sua saúde se preocupam em cuidar. Me desculpem se parece que eu estou ‘defendendo’ a grife, mas não estou! O que estou querendo dizer é que há dois lados dessa moeda!
Preocupam-se com um cartaz com modelos, mas não se preocupam em conversar e gastar tempo em ensinar e conhecer suas filhas e filhos. Acham agressiva uma campanha como essa enquanto comem ‘frituras adoidado’.
Ah, mas sofrem bullying... Mas garanto que se formos olhar para dentro das famílias de ambos (os que ‘batem e os apanham’) tenho até receio de que não encontraremos uma família! Até porque muito do que é externado sejam fortalezas ou fraquezas não são apenas frutos da influência externa, mas de uma combinação de influências.
Acredito que não somente as mulheres, mas também os homens, que tenham com quem conversar que foram ensinados sabem olhar todas as coisas a sua volta e reter o melhor de cada uma. Nem 8, nem 80... É preciso se aceitar e ver o que pode ser melhorado.
Tudo que nos tira da nossa zona de conforto tende a trazer uma inquietação!
Na pior das hipóteses, pelo menos a grife está fazendo a propaganda certa, bem como sites de esportes e empresas do ramo que colocam atletas e pessoas com o corpo ‘definido’ em suas propagandas.
Quantas propagandas da Coca-cola ou Mc Donald’s com obesos felizes e saltitantes, vivendo com sua saúde extremamente bem você já viu? Ou as propagandas de cerveja com os atores ostentando as ‘barrigas de chopp’ adquiridas pela bebida? Filmes e campanhas de praticamente TUDO, seguem o mesmo padrão! No entanto, não nos causam mal estar, porque agrada o nosso mau hábito, muitas vezes.
Volto a frizar: não estou defendendo uma grife! Mas estou defendendo que as pessoas olhem para si mesmas, aprendam a se valorizar a tal ponto que consigam ver qualquer propaganda e avaliar sua própria vida, fazer as mudanças necessárias( se houverem), ter hábitos alimentares saudáveis, conversar com as pessoas, estreitar os laços familiares, SER FELIZ!
Eu já passei por diversas fases de corpo na minha vida, e sei do que estou falando!

"Não é um homem. Não é um monstro. Não é uma aberração. Nem preciso provar algo. É apenas uma escolha."
Cada mulher é linda a seu jeito e deve acreditar nisso! São exatamente nossas diferenças que nos fazem lindas! São as diversas cores e tipos de cabelo, formatos do corpo, olhos, lábios que nos torna um mundo atraente e diversificado! A tonalidade da nossa pele, nossos melhores atributos são nossas diferenças! Isso nos torna únicos e isso deve ser suficiente para cuidarmos de nós mesmos da melhor maneira!
Como citei no começo a campanha Real Beleza da Nívea, trouxe um aspecto muitíssimo interessante e dentro da beleza diversificada como temos, mas se repararem, as modelos nessa campanha, não tem estrias, ou celulites (coisa que TODAS nós temos) e das mais magrinhas as mais gordinhas não se vê dobrinhas como as que nós vemos quando nos olhamos no espelho... É real, mas não tããããão real assim...

"Objetos nesta imagem pode ser menor do que parecem."
Enfim, como diz Robin Rice ao HuffPost, uma terceira Campanha chamada ‘Stop The Beauty Madness” (Pare com a loucura da beleza):
“Minha missão é dizer que, se as mulheres estão tão preocupadas com seu peso e sua aparência ao ponto em que elas não se impõem mais no mundo, então estamos perdendo alguns indivíduos realmente extraordinários e algumas conversas importantes que deveríamos estar tendo. Beleza, , pode ser meticulosamente conquistada ou completamente acidental. E, ainda assim, nós privilegiamos a “beleza sem esforços” sobre o verdadeiro esforço (e angústia) que requere alcançá-l."
Cuide-se! Seja forte! Seja feminina! Fortaleça seus relacionamentos! Sorria mais!
Não é essa campanha ou outra que vai definir se você está ou não nos padrões que o mundo quer tentar impor. Não são os apelos gulosos que determinarão a que idade você vai chegar com saúde.
Todos temos o melhor acessório: o SORRISO! :)
use e abuse!
bjos
Anne Nicole
;*
ps: deixe seu comentário na nossa página do facebook (Y)
Para entender e ver mais fotos da Campanha "Stop The Beauty Madness" acesse o site

"Inteligente o suficiente. Talentosa o suficiente. Não branca o suficiente."
Comentários