Agosto AZUL
- tenisesaltoalto
- 27 de ago. de 2014
- 4 min de leitura
Saúde Masculina
Uma declaração um simples, resumida e direta. Foi assim que um cardiologista respondeu quando questionado sobre o que mais mata o homem hoje. "Ele é displicente", afirma.
E esse cardiologista não está sozinho nisso!
Dados do IBGE, dizem que os homens (brasileiros) vivem em média sete anos a menos que as mulheres, isso porque as principais causas das mortes está ligado à falta de cuidados com a saúde e não estou falando de cuidados extremos, mas de coisas básicas.

E pasmem: um levantamento da Vigitel de 2011 nos mostra que a causa principal para todas essas mortes, principalmente por conta de doenças cardiovasculares entre os homens é a má alimentação.
Pois é! Eles ingerem carne com gordura de forma alarmante 45,9% x 24,9% das mulheres, tomam mais refrigerantes (34,3% x 25,9%) e comem menos frutas e hortaliças (25,6% x 35,4%). Pra piorar (como se tivesse como), os homens fumam mais que elas também, são 18% x 12% na parte feminina.
Doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol têm MATADO MAIS do que qualquer acidente ou outra causa de morte. Seguido dessa informação, o que o Dr. Carlos Machado disse faz todo sentido e, com certeza, você vai concordar com ele: “Eles precisam levar um susto”!
Mais de 26% dos homens não vão ao médico nem para rotina. E poucos aceitam que as mulheres de sua vida marquem consultas, isso porque, na maioria dos casos, eles primeiro ignoram os sintomas e depois pensam que se tiverem algo fora do normal o tratamento será pior.
Além de doenças cardiovasculares, seguida delas vem o câncer nas suas diversas formas. Pesquisas revelam que cerca de 8milhões (SIM! OITO MILHÕES) morrem por ano em decorrência da doença! Os tipos mais comuns são os cânceres de pulmão, fígado, estômago e intestino, que juntos são responsáveis por quase metade de todas as mortes pela doença no mundo todo.

10 principais causas de morte para homens:
Doenças do coração ( doença cardíaca )
As neoplasias malignas ( câncer )
Doenças Cerebrovascular ( acidente vascular cerebral )
Acidentes (lesões não intencionais)
Doenças respiratórias
Diabetes mellitus
Influenza e Pneumonia
Auto- mutilação intencional (suicídio)
Doença Cronica hepática e cirrose
Síndrome nerítica, nefrótica e nefrose ( doenças renais )

Segue um depoimento de um filho que testemunhou de perto o ‘susto’ de seu pai.
Preste atenção:
"Infelizmente, aprendi vivenciando em minha família a dor a e a conseqüência por falta de cuidados com a saúde. Há 5 anos, quando meu pai completava 50 anos, em uma madrugada qualquer e sem aviso, foi acometido por um AVC do tipo hemorrágico onde há o rompimento do vaso sanguíneo cerebral, ou seja sangramento cerebral. Foram 30 dias de luta pela vida dentro do hospital, dias de tensões, nervosismo e preocupação, como as primeiras horas cruciais do acompanhamento médico sobre a evolução do AVC, assim como o momento quando passou pela UTI para aplicação do tubo para fazer drenagem da água/sangue do cérebro e a incerteza das seqüelas se ele saísse vivo disso. Dias que eu saia com os pulsos lesionados pelos esforços constantes com ele na cama, noites sem dormir, enfim. Mas a graça de Deus o alcançou e ele saiu com vida dessa situação. Então começou o processo fora do hospital até os dias de hoje, para recuperação dos movimentos e a visão que foi afetada (visão dupla), umas das várias seqüelas do AVC dependendo do grau de lesão cerebral, mais o lado psicológico, abatimento e a depressão. Antes de completar 1 ano desse ocorrido, como começou a fazer exames regulares foi diagnosticado câncer de próstata, e sim, mais uma luta se iniciava pela vida, viagens, sessões de radioterapia e gama de remédios até recebermos a notícia depois de 2 meses que ele estava curado do câncer, ainda não conhecendo o verdadeiro amor de Deus pôde conhecer de Sua maravilhosa graça. Voltando no tempo, antes de tudo isso acontecer, ele já apresentava reclamações de dor de cabeça constante, stress elevado, quadro de hipertensão, alimentação não saudável e falta de exercícios físicos e o principal fator não procurava um atendimento médico nem cuidados freqüentes com a saúde, ou seja, praticamente tinha quase todos os fatores de riscos para manifestar algo mais grave como aconteceu. Neste ponto percebe-se a importância da palavra prevenção. É preciso parar e avaliar a vida como se está vivendo neste momento, fazer check-ups anuais e buscar viver de bem com a vida,gestos que podem fazer toda a diferença, problemas maiores podem ser evitados com ações menores! Lembre-se que suas ações afetam seus próximos também! Cuide-se hoje e desfrute bem do amanhã! Reflita! Deus abençoe a todos... Rafael P.B.
Por isso: Faça um check-up anual. É melhor prevenir do que remediar!
Nessas horas vale lembrar que não é somente a pessoa (o homem) que sofre por conta disso, mas sua família, amigos e todos à volta!

Existe uma instituição famosa voltada para alertar os HOMENS, na qual o ator Samuel L. Jackson é um dos embaixadores.
Você pode acessar e conferir mais em One For The Boys, cuja MISSÃO é “Queremos eliminar os mitos e mudar a mentalidade masculina em priorizar sua saúde. Educar os homens através de campanhas, sabendo o que procurar e procurar ajuda quando na detecção de dúvida, o mais cedo vai ajudar a salvar vidas. Queremos brilhar um pouco de azul para o que parece ser um mundo muito rosa, na campanha do câncer.”
Vale o alerta para TODOS! Não espere ser tarde demais!
AGOSTO AZUL
Anne Nicole ;*
Comentários