O MUNDO DA MODA
- tenisesaltoalto
- 4 de ago. de 2014
- 5 min de leitura
Estou animadíssima com essa Entrevista! E como não estaria se aprendi tanto com ela!!! #chegadepapo #vamoaoqueinteressa
Espero que todos curtam!
Qualquer dúvida, deixe seu comentário no final :)
01- Como definir MODA?
A moda é um fenômeno sócio-cultural que expressa os valores de uma sociedade – hábitos e costumes – numa determinada época. Desde a Antiguidade, determinou diferenças entre ordens e mais tarde entre classes sociais.
A moda transmite aos outros quem somos, se tornou uma forma de força de expressão, se vincula com o que a pessoa acredita, indica, ama ou odeia.
“Muito antes de eu estar perto de você o suficiente pra conversarmos, na rua, num encontro ou numa festa, você anuncia seu sexo, idade e classe social pra mim através do que está vestindo: e muito possivelmente me dá importantes informações (ou desinformações) sobre sua ocupação, origem, personalidade, opiniões, gostos, desejos sexuais e seu humor atual. Quando nos encontrarmos e estivermos conversando, nós já nos comunicamos um com o outro numa outra língua, mais universal.” (Allison Lurie, Linguagem das Roupas, 1997).
02- Hoje é muito fácil ‘estar na moda’ se formos levar em conta que há um mix de estampas e estilos que são amplamente divulgados ao mesmo tempo, diferente de um tempo atrás quando você sabia exatamente o que estava na moda porque era, praticamente, a única coisa vista desde as passarelas até as lojas. O que explica esse fenômeno?
Acho que isso se deve ao grande avanço tecnológico não só das industrias, mas dos meios de comunicação também, o ser humano passou a ser alguém que anseia pelo novo o tempo todo. O que foi lançado ontem já é velho... queremos sempre novidades.
Com o avanço da internet as informaçoes que antes demoravam a chegar até nós, estão disponíveis em um clique. Um exemplo são os aparelhos celulares, cada vez mais lançam novidades em cima de novidades, é praticamente impossível acompanhar todos os lançamentos.
Outra coisa que acredito que tenha mudado também, é que a moda tornou-se mais democrática, hoje não temos mais o certo e o errado, você a adapta com seu estilo de vida e sua personalidade. As industrias observando isso criaram uma infinidade de opções para favorecer a todas as "tribos" e claro lucrar mais.
03- Você fez faculdade de moda, correto? O que diria que foi um grande diferencial na sua vida ao entrar em contato com a história da moda propriamente dita?
Bom, antes de começar a faculdade tinha uma visão distorcida do curso, assim como várias pessoas, achamos que vamos focar no lado glamouroso da moda, e não é assim! Quando iniciamos o curso, percebemos o quanto ele metódico e complexo, você aprende de artes à administração, não tem nada do glamour das revistas e desfiles.
Quando entrei em contato com a história da moda estudei todas as roupas, desde a idade da pedra! E me surpreendi com a transição da moda em meio as épocas! Foi na faculdade também, que comecei ame interessar por artes que é o que faço hoje em dia com os Bêbes Reborn.
04- Quês mudanças você fez em sua maneira de se vestir? Se é que houveram mudanças.
Eu acho que na verdade houve mais mudanças na minha maneira de vestir conforme meu amadurecimento ao passar dos anos, do que pela faculdade de moda em si. Com o tempo você vai percebendo o que fica melhor no seu corpo, o que combina mais com sua personalidade. E é isso que nós temos que aprender: valorizar o que temos!
05- Como sei o que me cai bem para que eu valorize o que tenho?
Na minha opinião, pra sabermos qual roupa fica legal ou não em nós é conhecermos nosso próprio corpo, o que nos valoriza e o que não nos valoriza.
Infelizmente nem toda as mulheres podem usar todos os tipos de roupas e modelos, temos que ser sinceras na frente do espelho e nos aceitar, escolhendo peças que vão ressaltar o que temos de bom. E hoje, a moda nos permite fazer muitas escolhas independente do nosso tipo de corpo! Seja ele pêra, ampulheta, oval, quadrado... Sempre temos muitas opções ao alcance!
06- Grifes e lojas de departamento, antes eram dois extremos, hoje vemos grandes nomes lançando parcerias com lojas, digamos convencionais, existe algo que nos diga o PORQUÊ disso? Seria uma tentativa de fazer com que a alta moda seja de certa forma, mais acessível?
Acredito que também posso me basear na resposta da 2° pergunta... além do anseio pelo novo a todo momento, hoje em dia o consumidor quer o que esta na TV, revistas e nas passarelas, e as grandes marcas sentiram a necessidade de atingir esse outro lado do mercado, não só o de luxo, pois o consumidor atual não quer simplesmente roupas, ele quer conceito e estilo, o consumidor evoluiu e está ainda mais exigente, e a industria deve acompanha-lo.
Isso torna o produto acessível sem perder o valor da marca, assim todos saem ganhando.
07- E por falar nisso: é possível estar na moda e seguir tendências comprando em lojas de departamento?
Acredito que sim! Hoje as lojas de departamentos estão investindo cada vez mais em pesquisa e design, e sempre trazem novidades com uma qualidade legal. Toda loja de departamento tem seus "achados", acredite. O segredo é garimpar o que lhe cai bem e que fique bom com o que você já tem no armário, coordenando peças de boa qualidade com outras mais baratas ou com materiais menos nobres.
08- Como montar looks e combinações para o dia- a- dia. Alguma dica?
Comece levando em conta os lugares que você vai frequentar, como o trabalho por exemplo. Na dúvida, não exagere! Não se preocupe em colocar muitos acessórios ou roupas. Basta escolher peças que lhe cai bem e que, ao mesmo tempo, passem uma imagem limpa e elegante.
Ás vezes uma peça ou acessório diferente é suficiente para dar uma mudada no look.
09- Conforto VS Estilo! O grande dilema! Como solucionar?
Acredito que podemos ficar com os dois, conforto e estilo.
Hoje temos tecnologia suficiente para usar peças mais incrementadas tão confortáveis quanto as casuais, e claro que com a moda democrática como esta hoje, o moletom por exemplo, deixou de ser uma peça apenas para ser usada por crianças e adolescentes na escola, hoje você encontra o mesmo moletom (falamos sobre moletom aqui) com uma modelagem mais ajustada ao corpo e com o acabamento mais fino, com pedrarias e tudo mais, sem abrir mão do conforto de sempre.
Os sapatos, mesmo os de festa que eram conhecidos como desconfortaveis, hoje em dia já nao machucam os pés.
Acredito que nada mais over do que usar sapatos apertando e roupas que não liberam o movimento do corpo, da na cara que você esta desconfortavel e isso não tem nada de estiloso, por mais que a roupa seja maravilhosa.
10- Uma consideração final
Quero deixar uma de minhas citações favoritas:
“O estilo resume-se simplesmente à descoberta de quem é e de quem quer ser no mundo. Espero que escolha ser fabulosa, audaz, divertida, inspirada e igual a si própria.” - Nina Garcia
Roberta Zaramella é formada em Moda por Uniesp 2010
Conheça o Trabalho da artista acessando a página





Modelo: Roberta Zaramella
fotos por: Donnadea
Comentários