CORPO SAUDÁVEL
- tenisesaltoalto
- 29 de jul. de 2014
- 5 min de leitura
Dieta VS Reeducação Alimentar
O1- Primeiramente o que é DIETA e o que é REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?
Dieta é o que conhecemos como os hábitos alimentares de cada pessoa, seja ela saudável ou não, isto está relacionado com a cultura de cada pessoa, diretamente correlacionamos dieta com saúde em equilíbrio ou manter o peso dentro dos parâmetros desejáveis.
Reeducação alimentar, é uma forma de corrigir-se os erros alimentares, adotando hábitos alimentares saudáveis, é um processo de aprendizagem com orientações nutricionais para que o indivíduo possa obter práticas que farão com que você alcance bons hábitos para se obter uma vida melhor.
02- Para uma vida saudável, qual das duas vale para qualquer pessoa?
Para o indivíduo com algum tipo de patologia (doença) é necessário uma dieta específica para o tratamento da mesma, com orientação de um profissional especializado, para o indivíduo saudável que mantém hábitos alimentares irregulares, é necessário uma boa reeducação alimentar, com orientações de um profissional qualificado.
03- Curto, médio e longo prazo: quais as vantagens cada tipo de alimentação apresenta, levando em conta que Emagrecer e Manter são as maiores dificuldades encontradas?
Emagrecer é sempre bom, visto que o emagrecimento a longo prazo, nos mostra que a pessoa está se reeducando, pois quando há uma perda de peso muito rápida, pode ser que o indivíduo está se privando de alguns nutrientes, devido a dietas ‘’malucas’’ da moda, levando ao aparecimento de problemas de saúde relacionados a esse tipo de restrição alimentar, como hipovitaminoses, baixa da resistência imunológica, como tantos outros problemas, emagrecer aos poucos , mostra que o organismo está encontrando um ponto de equilíbrio para se perder peso com saúde, e isso é muito melhor, pois o indivíduo que emagrece muito rápido tem maiores chances de engordar novamente, pois essa perda de peso momentânea não dura muito tempo, pois essas dietas são ‘’enjoativas’’ e a pessoa volta rapidamente aos mesmos hábitos antigos, levando ao ganho excessivo de peso, o ideal é fazer-se a reeducação a longo prazo onde os novos hábitos serão levados para sempre.
04- Dietas da moda, quais os reais perigos?
Essas dietas são perigosas, pois na maioria delas há a restrição de determinados nutrientes que são essenciais em nossas vidas.
Muitas pessoas desenvolvem hipovitaminoses(diminuição das vitaminas) devido a restrição na dieta, o que é muito comum nas dietas da moda, é que a pessoa perde rapidamente peso e logo em seguida para essa dieta e volta aos antigos hábitos, ganhando-se novamente todo o peso perdido, desenvolvendo o efeito ‘’sanfona’’ que gera a flacidez, para nós mulheres, isso é péssimo! Rsrsrs...
Mas o principal risco, realmente são as doenças que podem surgir pela falta de informação e a forma errada de se alimentar. Estudos revelam que as dietas de shakes podem sobrecarregar o fígado e os rins, causando doenças renais e hepáticas, podendo levar até mesmo o indivíduo a óbito.
05- Reeducação Alimentar é possível sem acompanhamento médico?
Não é aconselhável. Na realidade, uma reeducação alimentar deve ser feita com orientação de um profissional habilitado para tais orientações, bem como médicos,e/ou nutricionistas.
06- Reeducação alimentar pode ser considerada um tipo de Dieta? Porque?
Sim, pois dietas são hábitos alimentares de cada pessoa em particular, com ou sem acompanhamento, saudável ou não saudável, a reeducação é a mudança de hábitos errados para hábitos saudáveis, visto assim é considerada uma dieta saudável.
07- Alguns tomam como medidas desesperadas, cirurgias para redução de estômago. Para esses, os objetivos poderiam ter sido alcançados com dieta ou reeducação alimentar? E pós cirurgia, que tipo de alimentação deve ser levado como estilo de vida?
Com certeza muitas pessoas alcançam o objetivo de emagrecimento com uma dieta específica ou a reeducação alimentar, conheço várias pessoas que tiveram uma perda de peso enorme, com apenas a mudança no estilo de vida e adotando uma dieta saudável.
Após a cirurgia de redução de estomago, é necessário que o indivíduo adote a novas práticas alimentares, visto que após dois anos, ou até menos, dependendo o caso a pessoa que não fizer essas mudanças, poderá engordar novamente. A alimentação mais saudável, natural e dieta balanceada, terão que ser adotadas por essa pessoa, juntamente á prática de atividade física, com orientação de um profissional da área de educação física.
08- Outra coisa que muitos reclamam é que alimentação saudável custa caro. Isso é valido tanto para dieta quanto para reeducação alimentar. Como levar um estilo de vida saudável sem pesar no bolso e sair do orçamento?
E importante ressaltar que uma alimentação saudável , não quer dizer ter que comprar alimentos diet ou light, ou tudo integral, mas fazer a escolha certa dos alimentos tradicionais, ex: Diminuir a quantidade ingerida de pão francês já ajuda a balancear a quantidade de carboidratos ingeridas no café da manhã, não sendo necessário comprar pães específicos ou integrais para perda de peso. É importante também estar atento aos alimentos em safra, pois eles tem um valor nutritivo ainda mais considerável e o preço de alimentos da época é ainda menor.
09- Como nutricionista, você acha que a grande parte da população, realmente, entende os perigos de uma má alimentação antes de sofrer por conta disso?
A maioria das pessoas até tem informação ou conhecimento, mas devido ao desejo incessante de se obter um corpo perfeito muitos se submetem a práticas irregulares por causa da estética corporal. Mas falando em saúde, a maioria das pessoas não entendem ainda, os riscos de uma má alimentação, visto que, no Brasil tem-se aumentado a cada dia o índice de doenças crônicas não transmissíveis que estão diretamente ligadas a alimentação, a obesidade, hipertensão e o diabetes tem aumentado a cada dia no mundo devido a má qualidade alimentar da população.
10- Como cuidar da alimentação das crianças?
Dar exemplos, a educação alimentar começa em casa, pais que possuem hábitos alimentares saudáveis serão sempre exemplos para seus filhos, ter em casa sempre pratos e preparações variadas, ricas em frutas, verduras e legumes fará com que as crianças desejem cada dia mais ter uma alimentação saudável.
Realizar as refeições, sempre sentado a mesa, e não em frente a TV ou computador também ajuda ao não sedentarismo, visto que hoje essa é uma das maiores causas da obesidade infantil, aliado ao alto índice de crianças que tem acesso a doces, fast foods e alimentos ricos em gorduras e industrializados. A consciência dos pais fará com que seus filhos sejam adultos mais saudáveis.
Uma Dica de ouro: Procure fazer suas refeições em um local tranquilo, coma sempre devagar mastigando bem os alimentos, pois a mastigação auxilia no processo digestivo, evitando transtornos como azia, má digestão, etc. Uma boa mastigação pode evitar que você passe mal durante uma atividade física que for realizar.
Franciele Silva- CRN 41344/P
Nutricionista formada pela UNOESTE
(Universidade do Oeste Paulista)

Comentários